domingo, 24 de abril de 2011

Cristal

                                                   Açúcar Cristal




         A matéria-prima para produção do Açúcar Cristal é o caldo da cana-de-açúcar, proveniente das moendas, o qual é submetido às etapas de aquecimento, sulfitação, caleagem e decantação visando a obtenção de um caldo limpo e transparente Este caldo é concentrado até o aparecimento dos cristais de açúcar, que chegam ao tamanho desejado através de duas etapas de cozimento e centrifugação para eliminação dos méis. O açúcar obtido, composto de cristais brancos e regulares, para pelos processos de secagem, resfriamento, peneiramento e envaze...

O açúcar é uma forma possível dos carboidratos (as outras formas são amido, celulose e alguns outros compostos encontrados nos seres vivos)[1]. A forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba.


                                    O uso exagerado do açúcar cristal

        Pesquisas recentes alertam que dá para consumir o açúcar sem culpa: o segredo é não exagerar na quantidade.

        O açúcar, principalmente o refinado, não tem muito valor nutricional. Quando é consumido com regularidade e em grande quantidade, gera uma série de reações bioquímicas que podem levar à obesidade, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer. Além do mais, pode viciar em função do aumento dos níveis de dopamina e serotonina — substâncias produzidas no cérebro e que estão associadas ao prazer e ao bem-estar.

       Então, fique atenta ao excesso de açúcar que você consome e se já houver histórico de obesidade, hipertensão ou diabetes na família, converse com o médico sobre o assunto e peça algumas dicas para manter o controle do consumo.

         Para reduzir o açúcar no dia-a-dia, a dica é ficar atento aos produtos industrializados. De nada adianta não adoçar o café e, por exemplo, exagerar nos biscoitos doces. Ou não comer uma sobremesa, mas tomar muito refrigerante. Outra sugestão é reeducar o paladar. O processo pode ser demorado, mas vale a pena experimentar sucos, chás e até bons cafés in natura.

         Mas se você é daqueles que gosta de muito doce, o que realmente funciona é incluir fibras na alimentação. Dessa forma a liberação de glicose é mais lenta, o que poupa o organismo dos picos de insulina

                          Veja um video abaixo sobre açúcar Cristal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário