sexta-feira, 25 de março de 2011

O QUE É GLICOSE?

 
Introdução 


          A glicose é um importante componente da sacarose, a substância a que nos referimos quando falamos de açúcar. O açúcar tem nomes específicos segundo sua fonte, como açúcar de cana, açúcar de beterraba e açúcar de milho.
Apresenta-se em muitas variações: Mascavo, Branco, Cristal, de confeiteiro, em rama, etc. A molécula de glicose, presente em todos esses tipos de açúcar, é bastante pequena, Têm apenas seis Átomos de carbono, seis de oxigênio e doze de Hidrogênio
(C6H12O6,), é o arranjo espacial dos átomos da molécula de glicose (e de outros açúcares) que resultou no sabor em doce sabor.

 Escravidão e Cultivo do açúcar

         Não tivesse sido a demanda de açúcar é provável que nosso mundo fosse muito diferente hoje. Afinal, foi o açúcar que estimulou o tráfico escravista, levando milhões de africanos negros para o novo mundo, e foram os lucros obtidos com ele que, no inicio do século. xvIII ajudaram a estimular o crescimento econômico na Europa. Os primeiros exploradores do novo mundo voltaram falando em terras tropicais que seria ideal para o cultivo da cana-de-açúcar. Em muito pouco tempo os europeus começaram a cultivar açúcar no Brasil e depois nas índias ocidentais. O cultivo da cana-de-açúcar exigia muita mão-de-obra, a população nativa do novo mundo, não poderia trabalhar, pois estavam sendo dizimadas por doenças recém-introduzidas como a( varíola o sarampo e a malaria) e os trabalhadores contratados pelos europeus, não eram suficientes para o cultivo do açúcar. Diante disso os colonizadores do novo mundo voltaram os olhos para a áfrica.


          Até aquela época, o tráfico de escravo basicamente limitado ao mercados domésticos de Portugal e Espanha, mas a necessidade de braços no novo mundo fez aumentarem dramaticamente o que até então havia sido uma prática em pequena escala. A perspectiva de obtenção de grandes farturas com o cultivo da cana-de-açúcar foi suficiente para levar muitos países europeus e Brasil, juntamente com os estados unidos, a se tomarem parte de um imenso sistema que arrancou milhões de africanos de sua natal. A cana não foi o único produto responsável pelo trabalho escravo, mas provavelmente foi o mais importante. Cerca de dez mil escravos eram iniciados por ano da áfrica para essas plantações.

 Doce Química

       A glicose é o mais comum dos acuares simples, por vezes chamados monossacarídeos. A estrutura da glicose pode ser representada como uma cadeia reta, ou na forma de uma pequena adaptação dessa cadeia, em que cada interseção de lindas verticais e horizontais representa um átomo de carbono. Isso é conhecido como fórmula de projeção de Fischer, o Químico Alemão que, em 1891. Determinou a estrutura real da glicose e de vários outros açúcares relacionados 








         Quando usamos a palavra açúcar estamos nos referindo à sacarose. É um dissacarídeo, assim chamado por que é composto de duas unidades simples de monossacarídeos: a frutose, ou açúcar da fruta, tema mesma fórmula que a glicose  (C6H12O6,). A frutose, porém, tem uma estrutura diferente, a definição disso é que a frutose e a glicose são isômeros. Os isômeros são compostos que têm a mesma fórmula Química (os mesmos átomos no mesmo número).


        A sacarose contém qualidades iguais de glicose e de frutose, mas não como uma mistura de duas molecular diferentes. Na molecular de sacarose, uma glicose e uma frutose são unidades através da remoção de uma molécula de água (H2O) entre o OH no carbono número 1 da glicose e o OH no carbono número 2 da frutose. A frutose é abundante nas frutas, mas está presente também  no mel, que é cerca de 38% frutose e 31% glicose, com mais de 10% de outros açúcares,  inclui-se sacarose.O resto é água, como a frutose é mais doce que a sacarose e a glicose, o mel, em razão de seu componente de frutose é mais doce que o açúcar.

        A lactose, também chamados açúcar do leite, é um dissacarídeo formado de uma unidade de glicose e uma unidade de outro monossacarídeo, a galactose, que é um isômero da glicose. Para digere lactose e outros dissacarídeos ou açúcares maiores precisamos de enzimas especiais que inicialmente fragmentam essas moléculas complexas em monossacarídeo mais simples. No caso da lactose, a enzima é chamada Lactose e está presente apenas em pequenas quantidades em alguns adultos. A Insuficiência da lactose torna difícil a digestão do leite e seus derivados e causam sintomas associados á intolerância á lactose: Intumescimento intestinal, Câimbras e diarréias.
         O Cérebro de um mamífero normal saudável usa apenas glicose como combustível. As células cerebrais dependem de um abastecimento constante de glicose a partir das corrente sanguíneas, pois não há nenhuma reserva ou armazenagem de combustível no cérebro. Se o nível de glicose no sangue cair a 50% do normal, alguns sintomas de difusão cerebral se manifestam.  A 25% do nível normal possivelmente em decorrência de uma superdose de insulano hormônio que conserva o nível de glicose no sangue.